Está escrito

16 Fev

slumdog

por Bárbara Bom Angelo

Fios de ouro entrelaçados em sedas de cores vibrantes são encobertos pela miséria envergonhada de um país que estampa a novela das oito. A Índia não se resume a um mar de tecidos e costumes exóticos. Há algo por trás desse véu místico que não brilha.

Por desvendar um lugar que se imaginava pobre, mas não cruel, o filme Quem quer ser um milionário? incomoda. Consegue causar esse efeito por meio de um programa enlatado que encontrou seu melhor público nos lugares com os maiores índices de desigualdade social. Silvio Santos que o diga.

Jamal, um adolescente órfão nascido em Mumbai, não teve sua vida facilitada em nenhum momento, nem mesmo por seu irmão Salim, que o trai constantemente. Mesmo assim, acerta pergunta atrás de pergunta, rumo a um prêmio de 20 milhões de rúpias.

Aquele que instantes antes servia chá a um bando de operadores de telemarketing, ávidos para conquistar uma venda, e que teve apenas alguns anos de estudo intriga o apresentador do jogo.

Existem somente quatro alternativas para explicar a improvável realidade que se apresenta aos olhos dos indianos atraídos pela televisão:

a) Ele é um trapaceiro
b) Ele é sortudo
c) Ele é um gênio
d) É o destino

Entre cada questão, a última alternativa se impõe de maneira mais enfática. Jamal, o slumdog, algo como favelado em inglês, busca em momentos de sua vida as respostas, sempre com um gosto doce e amargo.

O aliciamento para mendigar esmolas, a exploração da virgindade de sua paixão de infância e o envolvimento no assassinato de um criminoso são os caminhos que o levam até o cheque de oito dígitos. Estava tudo escrito, desde o começo.

Mundo paralelo

Por mais que o diretor britânico Danny Boyle já tenha dito odiar as comparações com Cidade de Deus, é inevitável não perceber certas similaridades, tanto na trama como na produção dos longas.

Os dois mostram de maneira dura o lado indesejado de um paraíso do turismo mundial. E ambos são baseados em romances. No caso de Quem quer ser um milionário?, o roteiro é inspirado em Q e A, do escritor indiano Vikas Swarup.

Os atores, por exemplo, são quase todos locais, com a exceção do protagonista, interpretado pelo também britânico Dev Patel. Fernando Meirelles utilizou o mesmo artíficio, aproveitou pessoas da comunidade e sem nenhuma experiência com atuação para compor seu elenco.

Inclusive, Boyle quase mandou cortar os cabelos do personagem Salim (Madhur Mittal), por dizerem que estava muito parecido com o de Zé Pequeno.

No entanto, a força do filme não é diminuída. A dor, mesmo que semelhante, é sempre única para quem a sofre.  Os ventos que sopram por aqui nunca serão os mesmo que sopram por lá.

________________________________________________________________________________________

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
Produção: EUA, Índia, Inglaterra, 2008
Diretor: Danny Boyle
Duração: 120 min
Prêmios: Globo de Ouro – Melhor filme de drama, Diretor, Roteiro, Trilha sonora; SAG – Melhor elenco; Bafta – Melhor filme, Diretor, Roteiro adaptado, Música, Fotografia, Montagem e Som
Indicações ao Oscar: Melhor filme, Diretor, Roteiro adaptado, Canção original, Trilha sonora, Fotografia, Edição de som, Mixagem de som e Edição

O filme só entra em circuito nacional no dia 6 de março

Advertisements

2 Respostas to “Está escrito”

  1. oliverepatrick Fevereiro, 16, 2009 às 11:42 am #

    Oi Nati,
    Tudo bem?! Está muito bom o Blog! Parabéns!
    Beijos
    Oli

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nossas apostas « Verdades particulares de um caderno sem linhas - Fevereiro, 22, 2009

    […] quase certo que a estatueta de melhor filme vá para Quem quer ser um milionário?, dirigido por Danny Boyle. Além de mostrar uma história envolvente e com ótimo ritmo, a […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: