Sesc Pompéia recebe projeto com oito comunidades de samba paulista

8 Jan

por Natália Albertoni

Quem acredita que paulista não sabe fazer samba pode começar a rever seus conceitos. A partir dessa sexta (8), o projeto Comunas do Samba apresenta no Sesc Pompéia, as composições do gênero criadas por oito comunidades paulistas diferentes.

Rua do Samba/Samba Autêntico, Tias Baianas Paulistas, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Roda de Samba Ouro Verde, Núcleo de Samba Cupinzeiro, Kolombolo Diá Piratininga e Passado de Glória se revezam no palco da Choperia até o dia 30 de janeiro, sempre às sextas e sábados, a partir das 21h.

A série de shows busca resgatar e divulgar o samba de raiz produzido na terra da garoa e conta com participações especiais como Nelson Sargento e Thobias da Vai-Vai.

Confira abaixo a programação:

Projeto Samba Autêntico – participação de Virgínia Rosa
Dia 8

O Projeto Samba Autêntico é realizado todo último sábado do mês – desde o ano de 2002 no Largo General Osório, no bairro da Luz, mas, provisoriamente, tem se apresentado no Vale do Anhangabaú. Busca contribuir para a revitalização do espaço conhecido como “cracolândia”.

Tias Baianas Paulistas – participação de D. Inah
Dia 9
Idealizado e fundado por Valter Cardoso, o Valtinho das Baianas, entre 1994 e 1995, a banda reúne algumas amigas das alas das baianas de diversas escolas da cidade como Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco e Vai-Vai.

Samba da Laje – participação Serginho Meriti
Dia 15

Esta comunidade anima a região da Vila Santa Catarina todo último domingo do mês, com um convidado especial em cada edição. Desde julho de 1997, as feijoadas com roda de samba são promovidas para proporcionar alegria e descontração à comunidade e divulgar o tradicional samba de roda. O repertório vai de Noel Rosa a Zeca Pagodinho.

Pagode do Cafofo – participação Maurílio de Oliveira
Dia 16

Criado em novembro em 2002, tenta difundir a autenticidade do samba e valorizar os compositores locais. Os encontros são realizados na comunidade a cada primeiro e terceiro domingos do mês.

Roda de Samba Ouro Verde – participação Nelson Sargento
Dia 22

As rodas de samba Ouro Verde animam as noites de Santos há mais de 25 anos. Quase todos os integrantes da comunidade se conhecem desde a infância. Aos poucos, outros músicos foram convidados a participar do movimento. O samba rola na quadra do Ouro Verde Futebol Clube.

Núcleo de Samba Cupinzeiro – participação Amélia Rabelo
Dia 23

Criado em 2001, o Núcleo pesquisa, compõe e realiza atividades em torno do samba. Já produziu vários eventos ligados ao samba na cidade de Campinas, como o Ciclo do Samba, a Oficina de Samba Paulista, o Dia do Samba e o Bloco do Cupinzeiro, além de acompanhar músicos como Wilson Moreira, Tia Surica, Walter Alfaiate e Diogo Nogueira, entre outros.

Kolombolo Diá Piratininga – participação Thobias da Vai-Vai
Dia 29

Surgiu em 2002 com a ideia de ser grêmio recreativo nos moldes dos antigos cordões. Atualmente, o grupo realiza pesquisas, oficinas culturais, encontros, produções de CDs e de shows para trazer ao conhecimento do público a história do samba paulista. Dentro do selo Kolombolo foi lançada a série de 12 CDs da Coleção Memória do Samba Paulista, entre outros trabalhos. No último domingo de cada mês é realizada a Praça do Samba, com a reunião de sambistas, amantes do samba e comunidade.

Passado de Glória – participação Wilson Moreira
Dia 30

Desde 2007 a comunidade se volta ao resgate do samba da velha guarda e de seus mestres e sambistas e compositores esquecidos. Além de exaltar o gênero musical, o Passado da Glória contribui com algumas entidades e associações de assistência que ajudam comunidades carentes.

***
Vá:

Comunas do Samba no Sesc Pompéia
Onde: Choperia do Sesc Pompeia – r. Clélia, 93, Pompéia (11) 3871-7700
Quando: sexta (8), às 21h
Quanto: R$ 4 a R$ 16

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: