Chico Science: satélite de pouca tecnologia e muito alcance

5 Fev

Chico Sciense e Nação Zumbi na lama da praia do Paiva, Recife, em 1995 (foto: Fred Jordão)

Mostra revela a vida e obra do cantor que revolucionou a música pernambucana

por Natália Albertoni

Maracatu psicodélico/ Capoeira da Pesada/ Bumba meu rádio/ Berimbau elétrico/ Frevo, Samba e Cores/ Cores unidas e alegria. Chico Science era toda sua Etnia (canção de 1996) somada à vibração de um mergulho na cultura popular. Morto prematuramente em fevereiro de 1997,  deixou saudades aos fãs e, de herança, um movimento que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

O universo criativo do principal expoente do Manguebeat está disponível para conhecimento público, na mostra Ocupação Chico Science. Abrigada no Itaú Cultural, a exposição revela a vida e a obra do cantor olindense por meio de um passeio interativo. O visitante anda por entre objetos pessoais, fotos e uma réplica do carro Landau, uma de suas marcas registradas. Também é possível ser fotografado com reproduções dos óculos e chapéus usados pelo cantor e montar poesias a partir de palavras icônicas criadas pelo artista.

Ainda estão programados uma mostra de filmes, shows com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e o Mundo Livre S/A, além de uma série de encontros paralela. São convidadas, as personalidades que presenciaram ou viveram o movimento, como os brasileiros Carlos Eduardo Miranda, Fred 04, Paulo André, o produtor musical Beco Dranoff e Christoph Borkowsky um dos criadores da World Music Exposition (Womex), vitrine mundial para a música independente.

Para recriar o ambiente vivido por Chico Science, Goretti França, irmã do cantor, Louise Science, filha dele, e o produtor Paulo André, cujos contatos o levaram ao exterior fizeram parte da equipe pesquisadora.

(escrevi este texto para a Agenda Cultural do R7)

***
Vá lá:

Onde: Itau Cultural av. Paulista, 149, Bela Vista (11) 2168-1776
Quando: terça à sexta, das 9h às 20h. Até 4/4.
Quanto: Grátis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: