Cerveja de mulherzinha?

26 Fev

por Natália Albertoni

Outro dia passei horas discutindo com dois representantes de uma marca de cerveja que já foi muito forte no Brasil, a falta de uma propaganda voltada para mulheres sobre a bebida. A falta de criatividade e o exagero de bundas, peitos e o que mais for possível ficar à mostra é cansativo, chato e não agrega nada.

Segundo eles, essa é a proposta! O público da marca que eles representam exigem isso. E uma propaganda diferente, que seja direcionada às moçoilas, para eles representa reclamação e queda nas vendas. Além de uma inevitável ligação do produto com a definição: “cerveja de mulherzinha” (palavras deles).

Ou seja, ok explorar a “mulherzinha” para vender cerveja para os “machos de respeito”, e perfeitamente normal ignorar o público feminino. São números! Não somos todos? Ideologia é supérfluo no sistema capitalista. Não vende e, por consequência, não gera lucros para as grandes empresas que são responsáveis por determinar escolhas no nosso imáginário.

Vou parar de tomar cerveja como protesto? Não, não tenho essa força de vontade. Mas fica o pensamento… por que não tentar inovar? Todas as propagandas de cerveja precisam ser machistas para funcionar? Devaneios à parte, eu não sei o que seria uma “cerveja de mulherzinha”, mas garanto que  hoje vou ao bar com meus amigos e a marca da gelada será decidida democraticamente.

Advertisements

2 Respostas to “Cerveja de mulherzinha?”

  1. Vinicius Fevereiro, 26, 2010 às 5:30 pm #

    Ah,ultimamente tem mudado a tonica das campanhas. Comerciais como da heineken e a campanha “redondo é rir da vida” não focam em mulheres semi-nuas.

    • Natália Albertoni Março, 1, 2010 às 11:46 am #

      Verdade Vinícius. Algumas marcas têm mostrado campanhas mais criativas, o que prova que é não é imprescindível usar mulheres semi nuas para vender cerveja, certo? Era exatamente nesse ponto que eu queria tocar… Valeu a colaboração!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: