#1 Moleskine dos outros

15 Jun

por Bárbara Bom Angelo e Natália Albertoni

Ele fica ali no bolso da camisa, no fundo da bolsa ou debaixo do braço. Está disposto a tudo, a qualquer desabafo, confissão ou ataque de raiva. Aceita caneta, lápis e até mesmo manchas. Ele é aquele carderninho rasgado, o moleskine decorado, o bloco escangalhado.

Nele qualquer coisa é pessoal, secreta, íntima. Difícil abrir as páginas sob os olhos dos outros sem um aperto no coração.

E por entender o quanto as folhas de uma caderneta podem contar sobre seu dono, o Verdades começa nesta quarta-feira uma série de posts com fotos dos moleskines dos outros. Os outros aficcionados por extrair da mente todas as ideias que merecem o glamour de serem marcadas no papel.

Nada mais justo do que começar com as nossas observações do mundo. Então, aproveitem.


Em sentido horário:
1. Foto dos meus pais mocinhos que carrego em todo caderno novo
2. Página dedicada a projetos de tatuagens, até arrisquei uns desenhos
3. Pilha de cadernos
4. O $$$ do mundo todo pelo meu moleskine de volta
5. Rascunho do presente que acabei de entregar para o namô. Um vídeo em stop motion, que você pode ver aqui.
6. Frases preferidas de Guimarães Rosa, o meu preferido, sempre.

 

O que eu guardo:
1. As minhas melhores coisas do mundo.
2. Trechos de músicas que gosto muito, muito, muito.
3. Citações de escritores que admiro e trechos de diálogos cinematográficos que me fazem pensar.
4. Fotografias roubadas da minha madrinha da época que ela usava botas brancas de cano longo.
5. Bilhetes, postais e guardanapos de restaurantes ou bares que gostei de conhecer.
6. Toda a história que antecedeu o meu namoro e as delícias do durante.
7. Crônicas, perguntas sem respostas, rascunhos do livro que quero escrever algum dia.
8. Dicas para mim mesma como escritores para ficar de olho e outros clássicos que preciso conhecer .
9. Impressões de filmes que assisti e comentários sobre entrevistas que fiz para a extinta revista Movie.
10. Ótimas canções ou bandas que descobri recentemente.
11. Músicas desenhadas.
12. A casca de uma das uvas que a Cat Power lançou para o público depois que terminou o show (manchou várias páginas).
13. Transcrições de algumas mensagens de celular especiais.
14. Uma conversa sincera que tive com um grande amigo sobre parceria em relacionamentos.
15. Segredos. 

Deixe uma Resposta

