Meia Noite em Paris e a saudade

20 Jun

por Bárbara Bom Angelo

Desde que li o texto Minhas coisas favoritas, do Nicolas Vargas do Brainstorm #9, não parei de pensar na saudade como forma de estímulo.

Sou uma saudosista de primeira. Tenho saudade de tudo: da casa antiga, do primeiro carro, dos meus avós, do meu pai, de coisas que nunca vivi. O bom é que não é uma falta que machuca, que incomoda. É uma falta que me inspira, seja a escrever, a pesquisar, a me aproximar daquilo que já não posso mais ter por perto.

E esse sentimento, em especial a saudade do que nunca foi meu, do que nunca experimentei, ficou latejando em mim depois de ver o novo filme do Woody Allen, Meia Noite em Paris.

Apesar de perceber o que viver no passado pode trazer de ruim, não deixei de morrer de inveja do personagem principal, Gil Pender (Owen Wilson), que consegue por meio de uma carro/máquina do tempo encontrar os incríveis Hemingway, Fitzgerald, Dalí, Degas, Picasso, Buñuel, Gauguin e aproveitar a Paris dos anos 20 com que tanto sonhava e se perdia.

O filme é lindo, ainda mais para quem já conhece Paris. Se um dia eu voltar para lá, vou tentar a sorte no momento das doze baladas, sentadinha numa escada, só aguardando que um carro antigo me leve até onde meus devaneios conseguem ir.

2 Respostas to “Meia Noite em Paris e a saudade”

  1. Bruno Bernardo Junho, 20, 2011 às 10:25 am #

    morro de saudade de um monte de coisa que quero viver com vc!

    • Bárbara Bom Angelo Junho, 24, 2011 às 11:13 am #

      É disso mesmo que tenho saudade!

Deixe uma Resposta

