Fotos animadas dos clássicos

5 Jul

A Clockwork Orange (1971)
“Viddy well, little brother. Viddy well.”

por Natália Albertoni

Desde que precisava subir na pontas dos pés para me olhar no espelho, ouço que tenho ótima memória fotográfica. Isso garantia que eu confundisse datas específicas de eventos históricos, mas visualizasse a posição dos mapas da página 32 do livro de Geografia, a ordem em que apareciam as fotografias de um álbum, um caminho tortuoso que havia percorrido uma única vez e por aí vai.

Com filmes não seria diferente. Às vezes não lembro o nome do filme (principalmente as versões renomeadas estranhamente em português), do diretor, nem mesmo dos atores. Mas frases soltas e emblemáticas trocadas entre personagens pululam na minha mente, assim como algumas sequências muito bonitas ou aquelas um tanto perturbadoras.

Recordo as cores predominantes do longa, de como a câmera oprimia o protagonista, se os diálogos pareciam reais, mas também de detalhes como uma máquina de escrever vermelha jogada ao fundo de um escritório, o cardápio de um jantar em família, ou a música que o mocinho gravou para a mocinha em um CD.  São essas as imagens que ficam expostas na galeria da minha memória.

Talvez por isso tenha me identificado tanto com o Tumblr If we don’t, remember me, que reúne gifs de cenas-chave de clássicos do cinema e de brinde, frases enigmáticas ou reveladoras de cenas famosas, outras nem tanto.

8½ (1963)
“Why do you smile that way? l never know if you’re judging me, absolving me or mocking me.”

The Truman Show (1998)
“I am the creator of a television show that gives hope and joy and inspiration to millions. … Then who am I? … You’re the star.”

Full Metal Jacket (1987)
“I am… in a world… of shit.”

Shining (1980)
“Hi, Lloyd. Little slow tonight, isn’t it?”

Vai dar uma olhada. Mas cuidado, é viciante!

2 Respostas to “Fotos animadas dos clássicos”

  1. TodoSantoDia Julho, 10, 2011 às 1:28 am #

    Oie Xará, oie barbara!
    Bem?
    Curti o post e o blog!
    Boa sorte pra vcs na aventura das palavras e pensamentos.
    Hasta!

    • Natália Albertoni Julho, 12, 2011 às 3:58 pm #

      Oi xará!
      Fico feliz que tenha gostado! E obrigada pela visita!
      beijos

Deixe uma Resposta

