#8 Moleskine dos outros

3 Ago

por Natália Albertoni

Vira e mexe, Cleiton Barcelos aparece por aí com uma boina diferente, um modelo de óculos escuros na medida, uma camisa cool. Mas é o próprio sorriso que ele veste como ninguém. Sua simpatia e delicadeza transparecem tanto na fala mansa, quanto na cobertura da “nega maluca” que ele traz para o pessoal do trabalho numa segunda-feira cinzenta.

O gaúcho de São Paulo quer conhecer o mundo. Primeiro Tel-Aviv se for possível. Não é à toa que recebe gringos de passagem na casa que divide com uma amiga no bairro de Pinheiros. Garante que a experiência da troca cultural vale à pena.

Desde pequeno, Ton já preenchia as páginas das agendas escolares com rabiscos coloridos, colagens e ideias. Durante a faculdade, sua mãe achava que ele brincava de desenhar, já que gastava muito em canetinhas, carvão, massinha de modelar e todo tipo de material.

Hoje, o designer gráfico usa moleskines, principalmente, para organizar seu trabalho. Mas entre tantos rascunhos e anotações,  guarda também sonhos, como o de abrir seu restaurante com tudo de mais legal que ele já viu por aí.

 

Nome: Cleiton Comoretto Barcelos

De onde é? Santa Maria, Rio Grande do Sul. Ahhhh, eu sou Gaúcho!!!! Mas moro em São Paulo. Sinto que, hoje, minha cidade é São Paulo, mas amo demais os pampas gaúchos.

Para onde vai? Para o Mundo! Quero viajar muito na vida ainda. Quero conhecer mais e mais o Brasil e o Mundo!

Como você explicaria o seu trabalho para a sua mãe? Sou Designer Gráfico. Durante a minha faculdade ela achava que eu ainda estava no prezinho, porque gastava muito lápis de cor, canetinha, tintas, carvão, papel, massinha de modelar, fotografia… Ela achava que só brincava de desenhar. Hoje ela entende melhor o que faço: revistas, convites, livros. As outras coisas que faço ela ainda não entende.

Onde e com quem você mora? Moro no bairro de Pinheiros com uma amiga, Ana, e até o fim do mês tenho um amigo belga conosco. Eu costumo receber gringos em casa. É uma grande experiência! Vale à pena!

O que mais gosta na cidade de São Paulo? A pluralidade. Tem tudo que imaginar aqui. E, ao mesmo tempo, moro num bairro tranquilo que parece cidade do interior, onde encontro todos meus amigos caminhando na rua, ou na fila do supermercado, ou no boteco.

Do que mais sente falta da sua cidade natal? Do frio no invernão. Gostaria de senti-lo por uma semana. E da família: mãe, irmão, avós…

Lembra quando comprou seu primeiro Moleskine? Na verdade meu primeiro Moleskine foi um presente de uma amiga, a Sabrina Barrios. Hoje ela é artista plástica em NY. Mas posso considerar que minhas agendas da escola já eram pequenos Moleskines, pois desenhava, colocava recortes, escrevia tudo queria nelas.

O que tem nos seus caderninhos hoje? Muitas anotações de reuniões, rafes de meus trabalhos, dicas…

Qual o projeto mais ambicioso que você já elaborou em suas folhas? Fiz muitas anotações de restaurantes, do que tinham de legal e de ruim, para ter referências do que é legal ou não para quando resolver abrir o meu🙂

O que te motiva no trabalho? Os desafios, colegas de trabalho e a agência. Me sinto muito a vontade trabalhando na Ideal. Eu costumo criar a partir dos meus desafios que são propostos. Gosto de ter algo que me instigue.

O que você mais gosta de fazer quando precisa fazer nada? Passo muito tempo no computador quando não tenho nada para fazer. Mas meu hobby mesmo é cozinhar, passar um tempo com meus amigos e fazer exercícios ao ar livre. Pedalar, correr, e, logo, logo remar.

Qual sua maior preciosidade? Nossa! Complicada essa pergunta. Não sei em que sentido quer saber, mas vou falar as duas. Na minha vida, minhas preciosidades são as pessoas que amo: família, mãe, irmão, pai, avós, namorado, amigos. E se eu tenho uma grande preciosidade seria minha bondade. Sou e sempre serei bondoso com tudo e com todos. Não suportaria saber que alguém não gosta de mim.

Tem saudades de algo que você não viveu? Não. Eu acredito que tudo que fiz e vivi até hoje foi no seu momento certo. Vivi tudo que podia em cada época da minha vida.

Deixe uma Resposta

